A vida salta de mosca em mosca.

Ligeira, súbita, uma Mosca se desprega da parede; faísca; não existe mais, e renasce na minha mão. Como a preguiça aumenta as minúsculas coisas próximas! Esse ponto vivo, ponto negro vivamente consumido, recriado, mudou de ponto de existência. És tu, Mosca, a mesma Mosca, a mesmíssima Mosca que existia? Quem juraria por tua identidade? Posso eu verdadeiramente pensar (mas pensar até à ponta de meu pensamento) que esse transporte, essa destruição de inseto que o sol dissolve, transmitiu uma essência sem cópia, um ser único, ínfimo certamente; mas que conta por si mesma na tábua instantânea dos vivos? Nela, o estranho dom de não ser um outro me maravilha. Mas quanto a mim, confesso-me que a confundo com qualquer mosca que vier. Pensar é mesmo isso…É confundir todas as moscas. Mas como te conservas? Como te separas, – em não sei qual minúscula alma, – da causa e dos efeitos de teu movimento? Quando voas, mosca, certamente não és senão voo; e quando pousas e rodopias, e picas, não és senão trocas minúsculas, sem passado, sem futuro, e como que infinitamente acidental. Ó, Mesma e Não Mesma, tu me engendras uma fatigante, uma insustentável presença de questões…A vida salta de mosca em mosca…

[…]

Excerto da letra L do “Alfabeto”, de Paul Valéry (Autêntica, pg. 43). Tradução de Tomaz Tadeu.

Um comentário sobre “A vida salta de mosca em mosca.

Deixe um comentário

