Entre risos.

1706saramago1w

“A história dos homens é a história dos seus desentendimentos com deus, nem ele nos entende a nós, nem nós o entendemos a ele.”

– José Saramago, sobre comentários recentes acerca de seu último livro, “Caim”.

Anúncios

4 comentários sobre “Entre risos.

  1. Por aqui vai uma polémica dos diabos…Igreja católica, comunidades judaicas – há mesmo um deputado europeu português e de direita que sugere a saramago que cumpra o que ameaçou em tempos: adquira a nacionalidade espanhola…Ainda não li este livro (comprei-o ontem) – mas gostei daquele que o levou até Lanzarote: o Evangelho segundo Jesus Cristo.
    Claro que, sendo a Bíblia um conjunto de livros é no Pentateuco que encontramos as maiores malfeitorias do Deus terrível que exige o sacrifício de Abraão, pondo-o à prova e exigindo-lhe o sacrifício do filho ou atormentou Job.
    São esses aspectos, ou um deles, que ele aborda neste livro.
    Agora uma coisa é certa: quanto mais indignação (algo tonta, creio) houver, mais o livro se vende…afinal um escritor tem o direito de escrever sobre o que bem entende e dar a sua visão das coisas. As palavras que ele proferiu –não essas que são transcritas – é que foram, de certo modo, «fortes» em demasia. Digamos que não havia necessidade…mas a mimn não me ofenderam, de modo algum.Até porque leio Saramago como ficcionista e nem sou religiosa. Apenas acredito no deus de Alberto Caeiro –no Guardador de rebanhos.

  2. pois esse texto de “prova de abraão” é o que mais eu amo!!!

    a certeza de abraão de que Deus providenciaria algo (como é fato que providenciou), mesmo não sabendo o que o esperava (uma mistura de fé, obediência e entrega), gen 22:5 – “fiquem aqui… e depois de ADORARMOS, voltaremos”. não cabe a nós, criaturas, discutirmos.

    é um canto de desafio à todos nós! o que quer que venha acontecer com nossa vida, eu primeiro o ADORO!!

    saramago? é só olhar pro rosto desse cidadão e ver o qto ele mesmo precisa desse Deus, a quem tanto escarnece em seus livros… (lí a reportagem da revista VEJA desta semana)

    “os que olham para Deus estão RADIANTES DE ALEGRIA; seus rostos jamais MOSTRARÃO DECEPÇÃO.” Sl 34:5

    um abraço.

    ruby

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s