Será que se pode mudar a própria personalidade?

freud

Mudar voluntariamente a sua maneira de ser é muito difícil, mesmo depois de termos tomado consciência do nosso problema. A este respeito, Freud descreveu a compulsão de repetição, a tendência que nos leva a repetir sistematicamente de uma maneira irreprimível os mesmos erros, os mesmos comportamentos inadaptados.

Dicionário Enciclopédico da Psicologia, pg. 303.

8 comentários sobre “Será que se pode mudar a própria personalidade?

  1. oi
    chamo.me ana e tenho 18 anos…
    nao sei o que fazer, sou muito timida e nao tenho vontade de fazer nada..
    eu so gostava de um dia acordar de manha e ser uma pessoa completamente diferente…sera possivel’? ha alguma coisa que eu possa fazer??

    • Sim! Ao longo da existência vamos realizando nossa programação mental. Ela é responsável pela forma que escolhemos viver (percepção, pensamento, sentimentos, comportamentos,…). Busque identificar claramente seu Estado Atual. O que vc quer manter e o que precisa ser alterado. Idealize o Estado Desejado e busque os recursos necessários para realizar a sua reprogramação mental. O que funcionou para mim: Enquanto meus pensamentos estavam voltados para o passado, eu revivia-o novamente no presente, me atrapalhando na construção do futuro. Entendi, me condicionei, me reprogramei a pensar, idealizar o futuro que eu quero vivenciar (projetos, objetivos, metas,…). Com essa nova forma de olhar a vida, passei a ter muita energia para trabalhar o presente. Hoje respeito o passado, vivo o presente e desejo o futuro. Boas escolhas para todos! WTF

Deixe um comentário

