Ser ator.

Soliloquio_del_7_by_loganart

ser ator é conviver com o mundo
estando fora dele
observar o tempo passar
fingindo o triste esquecimento

ser ator é abraçar o mundo
quando não se tem fé no alheio sentimento
(ainda por ternura, ainda por amor)

ser ator é decorar o texto sem sentido
roto e repetido
o texto que não fala ao coração
o texto que não consola
o texto de um autor
há muito fora de moda

ser ator é subir ao procênio sem platéia
sem riso e sem aplauso
encenando a loucura do próprio gênio
(por si, para si)

ser ator é desejar todas as almas do mundo
com suas máscaras
e dramas e comédias
e posição em cena
por desejo de tornar-se
sem jamais realmente poder vir a ser

ser ator é conviver com fantasmas
que lhe contam coisas ao longo dos atos da vida
sempre anotando tudo
sempre aclarando a memória
que acaba por se tornar outra coisa

ser ator é,
ouvir,
para não esquecer
para representar
no imaginário e fantasia
aquilo que não poderia ser a realidade
(mas é)

ser ator é ver a cortina se encerrar
para no palco se sentar
e indefinidamente aguardar
o verdadeiro espetáculo
da vida

que há de começar
que há de começar
que há de começar!

 

Por Alexandre Magno da Silva

25 comentários sobre “Ser ator.

  1. Ola pessoal tudo bem ? meu nome é Dilan Nascimento Farias ha eu sei muito bem o que é ser ator gravar até tarde gravar na mente o texto e isso pra mim não é problema eu gostaria que me aceitassem se não tudo bem eu não vou ficar me achando falando que sou bom e etc mais eu me considero bom.estou cursando o curso (teatro) tenho imformatica e logo logo estarei fazendo o ingles.
    Minhas irformações são é que eu tenho 14 anos nasci 31/10/1995 estou na 7ª série não repeti nenhum ano moro em Perus-São Paulo e é isso Obrigado pela atenção .

  2. O ator Toni Gidrão disse numa entrevista: _”O Bom Ator dá ao Diretor o que ele pede. O Grande Ator dá o que o Diretor precisa.”

    Acho que é por ai mesmo. Bem desafiador. Sou atriz iniciante batalhando um lugar ao Sol. rs

  3. OLÁ BOA NOITE
    ESTUDANDO SOBRE TEATRO ON-LINE, E NÃO POR ACASO ENCONTREI O “PALAVRA AGUDA”. AMEI O TEXTO “O QUE É TEATRO!” REALMENTE É ISSO MESMO, É VIVER PARA O MUNDO, AO MESMO TEMPO QUE SE VIVE PARA VOCÊ!!!EU SOU ATRIZ AMADORA, TENHO 20 ANOS, HÁ QUASE 10 TRABALHO COM A CULTURA PERNAMBUCANA, E O CONTEMPORÂNEO, DESDE A DANÇA, AO DRAMA, CONÉDIA,SUSPENCE. HÁ 2 ANOS FAÇO CURSOS TEATRIS E DANÇA, ATÉ JÁ DEI ALGUMAS AULAS VOLUNTÁRIOS, ISSO É BOM ,POIS O TEATRO NÃO ENGRANDECE O HOMEM, MAS ENGRANDECE A ALMA!E PRETENDO TORNAR-ME UMA PROFISSIONAL RESPEITADA E RESPONSÁVEL POR TODAS AS MINHAS AÇÕES. BEIJOS…ESPERO CONTATO.

  4. O ator se comunica de corpo e alma inteiros no espaço cênico livre. Eu digo livre porque pode ser no palco, pode ser no picadeiro, pode ser no teatro de rua, pode ser até mesmo numa sala. Mas será sempre um ser humano que se comunica diretamente com outros seres humanos.

  5. eu simplismente me apaixonei por esse texto! Meus parabéns… Bom, tenho 13 anos, estou na sétima série e sou apaixonada pelo teatro.. Já fiz várias peças, estou em um grupo muito bom, mas moro em uma cidade sem cultura, infelizmente. Do meu futuro, ainda não sei, mas se for viável para mim, desejo enormemente ser atriz de teatro, ou cinema no máximo. Por que televisão mesmo não gosto.. Mas enfim, adorei o texto, teu blog é lindo, abraço.

  6. Ola , achei incrivel esse texto sobre ser ator , eu e mais um amigo estamos escrevendo uma peça sobre o assunto e pensei se podiamos usar seu texto , por favor entre em contato no meu e-mail. Desde já, obrigada’

  7. Olá Stephanny, vocês podem usá-lo sim, com os devidos créditos, por favor. Me informem como foi a apresentação do seu trabalho e, caso possível, gostaria de ler o que criaram. Abs e obrigado.

  8. Ser ator é a coisa mais fantástica do mundo , é poder se libertar , mostrar e sentir sentimentos que muitas vezes no dia-a-dia , a gente não pode , ser ator é ser feliz e viver sempre bem (:

  9. Ser ator é viver um mundo real mais ao mesmo tempo partir para o mundo de fantasia , e a coisa mais boa é poder fazer as pessoas se emocionar junto com a gente (:

  10. É como se você fosse tomar o seu “primeiro”, primeiro gole de cerveja ou de gasolina. Ou a “primeira” – “garfada” de uma comida japonesa já que você odeia esta. Ou…….assim!! Como se você voasse e fizesse disso, poesia…

  11. Amo o teatro, amo ser ator… Amo ver as cortinas se abrirem e ver o público ancioso para ver começar o espetáculo… Amo os que fazem Teatro por que amam, pois esses são os verdadeiros atores… E para os que não amam o teatro, que se fexem as cortinas…
    Sigam-me no Twitter: @MAXryan2_s

  12. o meu sonho ainda tá por vir e o sonho: ser ator , fazer rir pessoas que á 2 segundos atras estavam tristes! só quem ser ator sabe o que é. e normal ouvir pessoas a dizer que nunca vais ser ator mas um dia eu posso ser ator e um dia ei de me rir dessa pessoa! eu quero tanto ser ator. a mim se me disse-sem : vc quer ser ator mas nao ganha salario eu aceitaria sem duvida!

  13. Bom, esse tambem é o meu maior sonho, mas eu sou mais para o cinema e TV, de teatro eu nao gosto muito, e igualmente como voce lucas eu tambem faria de graça, desejo sucesso a todos que tem esse sonho e espero que um dia poder trabalhar
    convosco…Lucio Dono

  14. Eu faço tetro, desde 2 anos de idade. Hoje tenho 15. Meu sonho é realmente me tornar uma atriz de verdade, desde já estudo muito para que isso aconteça. Daqui 2 anos, vou para a escola Wolf Maia e lá me aprimorar no que eu sonho em ser. Espero um dia realizar esse sonho. Espero fazer uma faculdade em Hollywood, ganhar uma bolsa talvez, e ser o que eu quero. Fazer filmes de todos os gêneros, sorrir ao entrar em um palco e sorrir ao sair. Mas chorar por ter acabado.
    O seu texto mostra o que realmente o teatro significa, não só para um ator de filmes, mas para o amador e o profissional.

    Meus parabéns! Eu te admiro, de verdade.

Deixe um comentário

