Um conhecimento objetivo do mundo.

O modo como nosso cérebro arquiva impressões, separando nessa hora o importante do sem importância, e porque o faz, é um mistério. Por outro lado, parece estar claro que, para conseguir me lembrar conscientemente de algo, e tirá-lo de modo autônomo de uma gaveta da memória, tenho que compreender essa vivência verbalmente. Isso não precisa se dar em palavras, como num poema aprendido de cor, entretando precisa, como sempre, ser refletido. E, segundo sabemos, uma reflexão sem linguagem não é possível para o cérebro humano. E já que tudo o que sabemos ou acreditamos saber está ligado à linguagem, o que há por trás desse tão especial meio de conhecimento? Será que a linguagem assegura um acesso privilegiado à realidade? Será que ela nos transmite um conhecimento objetivo do mundo?

Richard Precht, Quem sou eu? E, se sou, quantos sou? (Ediouro, pg. 92)

Anúncios

2 comentários sobre “Um conhecimento objetivo do mundo.

  1. Sou um ser de palavras, so existo atraves desta nomeação , linguagem humana. Um ser dividido, assujeitado ao pequeno outro e ao grande Outro. A linguagem por ser perversa, e cheias de equivocos, não acredito que nos assegure um acesso a realidade já que esta é construida na maior parte do tempo de um imaginario.=]

  2. amei o seu blog, aliás que pergunta difícil e ao mesmo tempo instigante: quem sou eu?! acho que no fundo é isso que nos move, a nossa curiosidade sobre nós mesmos (bom aliás isso é somente para os que amam pensar) pq para outros isso é assustador e dizem: a vida é assim mesmo e pronto. – as coisas são como são!!!eu sempre quis mais da vida, quero e gosto de pensar e filosofar…
    bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s