Porque ela me ajuda a viver.

Hoje, se me pergunto por que amo a literatura, a resposta que me vem espontaneamente à cabeça é: porque ela me ajuda a viver. Não é mais o caso de pedir a ela, como ocorria na adolescência, que me preservasse das feridas que eu poderia sofrer nos encontros com pessoas reais; em lugar de excluir as experiências vividas, ela me faz descobrir mundos que se colocam em continuidade com essas experiências e me permite melhor compreendê-las.

Tzvetan Todorov, A literatura em perigo (Difel, pg. 23).

2898537900_7f10d0696b1

Um comentário sobre “Porque ela me ajuda a viver.

Deixe um comentário

