Onde estamos?

waiting_here_____by_gagagakun

Tão seguros da realidade a nossa volta: nossa familia, nosso lar, nossa cidade e nosso pais, mas, há quem pense, apesar da aparente naturalidade de todas as coisas, onde exatamente nos encontramos? Um pequenino planeta girando entre as demais esferas num sistema solar, numa via láctea, num espaço aparentemente sem margens, e o que há além disso tudo, e além? Estamos de tal forma ocupados com a realidade segura e infinitesimal que construimos para nós todos que mal vivemos o sentimento de absurdo de haver algo muito além, mas muito além, do território que ocupamos no espaço-tempo. E este haver algo muito além é a força que coloca em questão o mundo de agora que toma meu tempo. Este haver algo é o que torna surreal a minha indiferença, apesar de volta e meia olhar para o céu com incredulidade. E esta realidade que extrapola em muito o cárcere em que vivo preso, como ela mesma pode ter sido criada tão distante e tão indiferente de mim mesmo? A minha capacidade de imaginar está presa a realidade que me cerca. Ora, careço deste muito além, deste haver algo, para a compreensão do que sou, do que posso ser, para continuar a minha própria evolução. Porque a minha evolução acontece na minha capacidade de imaginar. É isso que me separa das demais espécies animais. Como pode haver um único cometa que não cruzou o meu caminho? E uma estrela em que não pus meus pés? E uma outra lua e um outro sol? Porque aqui, exatamente, e não além, e ainda mais? Um dos principais argumentos de que o universo não existe para nós é sua fria distância de nós mesmos. E como por tantas vezes olhamos para o céu e ao perguntar não obtivemos respostas parece que mais do que toda certeza que pode haver, este é o melhor do mundos. Pode haver uma realidade que eu não compreenda? De todas, talvez a mais absurda seja pertencer exatamente a esta, tão distante de todas as demais, sem saber exatamente porquê. Conclusão desconcertante.

Extraído do meu orkut.

Deixe um comentário

