Sobre aprender sem sofrer.

Muitas vezes, é através do sofrimento que aprendemos, mas é muito melhor aprender sem sofrer, ou aprender com o sofrimento dos outros (sem fazer os outros sofrerem, claro). Contudo, algumas pessoas acham que, como muitas vezes o sofrimento leva ao conhecimento, ele é essencial para todo tipo de conhecimento, ou que quem sofre necessariamente aprende mais do que quem não sofre. Em geral, isso pode ser verdade – o que não quer dizer, em hipóte alguma, que seja sempre verdade. Muita gente sofre e não aprende nunca. Outros aprendem mais rápido e evitam o sofrimento. 

Contudo, como o sofrimento tem um custo muito alto para nós, talvez sintamos a necessidade de estabelecer algum tipo de compensação para ele. Não gostamos de pensar que o sofrimento que passamos foi desnecessário ou que poderíamos tê-lo evitado, pois isso significaria admitir que a vida foi pior do que poderia ter sido e que não nos beneficiamos de forma alguma com isso. Achamos que as pessoas que sofreram menos perderam alguma coisa. Seria muito ruim simplesmente aceitar que essas pessoas foram mais felizes do que nós em suas escolhas.

Julian Baggini, Para que serve tudo isso?, Zahar, pg. 170.

 

Anúncios

3 comentários sobre “Sobre aprender sem sofrer.

  1. Impressionada e feliz de ver um texto desse em seu blog…

    Não acredito que seja possível mensurar o sofrimento de outras pessoas, seja ele qual for, da natureza que for. As pessoas podem passar por situações semelhantes e experimentá-las de infinitas maneiras… Sei que o sofrimento traz um pouco mais de humanidade e talvez humildade frente às pessoas e à vida.

  2. Tenho medo da dor ansiosa, tenho medo como se fosse a um dentista e fico como se tive-se arrrancado algo de mim.nunca aprendi sofrer,doi e machuca e as lembranças tortura.é ruim ,mais o melhor amor é o de DEUS que já sofreu tudo por nós isso é o que me consola. resumindo concordo com voçê hoje sou humilde é amoroso por que o sofrimento foi vencido.pelo amor ,ele perdoa e faz agente amar novamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s