Dramatis Personae

stanislavski-degaine.jpg

 

O trabalho de um ator não é criar sentimentos, mas apenas produzir as circunstâncias dadas, nas quais os sentimentos verdadeiros serão espontaneamente criados. (p. 9)

Representar verdadeiramente significa ser exato, lógico, coerente, empenhar-se, sentir e atuar em uníssono com o seu papel. Para representar verdadeiramente, vocês devem enveredar pelo caminho dos objetivos certos, como se estes fossem sinais de demarcação a orientá-los através de uma planície árida e deserta. (p. 35)

Quanto mais delicado o sentimento, tanto mais precisão, clareza e qualidade plástica são exigidas para a sua expressão física. Todos os momentos da atuação de um artista talentoso devem ser clara e plenamente sentidos. (pp. 47-8)

Um ator deve, sobretudo, acreditar no que está acontecendo ao seu redor e naquilo que ele próprio está fazendo. A partir do instante em que é levado do plano da realidade para o de uma vida imaginária, e acredita nela, ele pode começar a criar. (p. 92)

A imaginação cria coisas que podem existir ou acontecer. Cada movimento que vocês fizerem em cena, cada palavra que disserem, será resultado da vitalidade de sua imaginação. (p. 107)

Ponham vida em todas as circunstâncias e ações imaginárias, até satisfazerem plenamente o seu senso de verdade e despertarem um senso de fé na realidade de suas sensações. (p. 117)

As pessoas sempre se sentem atraídas por aquilo que não têm, e os atores costumam usar o palco para obterem o que a vida real não lhes ofereceu. (p. 192)

O grande ator deve sentir o papel que está representando não apenas uma ou duas vezes, enquanto o estuda, mas em maior ou menor grau todas as vezes que representá-lo, não importando se o faz pela primeira ou pela milésima vez. (p. 208)

O ator deve ter uma grande força de vontade. O primeiro dever de um ator é aprender a controlar sua vontade. Poucos atores possuem a determinação e a tenacidade necessárias para realizar o trabalho que lhes permitirá alcançar a verdadeira arte. (p. 209)

C. Stanislavski, Manual do ator (Martins Fontes)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s