Ego.

Neque ego ipse capio totum quod sum

Nem eu mesmo compreendo tudo o que sou.

Santo Agostinho

Julián Mariás, A felicidade humana, p. 274 (Duas Cidades)

5 comentários sobre “Ego.

  1. Mas sentir e viver são coisas relacionadas com nossas capacidades cognitivas, intelectivas tbem, Paulo. Não há como separar emoção de razão. Eu preciso compreender a minha emoção e preciso de minha emoção para viver a minha compreensão. =)

  2. Enquanto pensarmos nesse simples jogo de oposição entre emoção e razão .. nunca seremos capazes de elevar o pensamento para além do bem e do mal, para além do tudo e do nada, além do feio do belo. Nós só explicamos as coisas pelo seu oposto .. como se um fosse necessário ao outro … se é feio é pq naum é bele .. se nai é tudo não eh nada .. se é bom não eh mal …

    é simplificar de mais as coisas .. e como todo homem … a simplicidade é menos dolorosa !!!!
    Tá ai a explicação … nunca compreenderemos a vida e as coisas pq não procuramos na verdade compreender … apenas entender … o que eh em diferente !!!!!!!!

  3. E quanto as nossas capacidades cognitivas e intelectivoas … não acho que estas são as melhores ferramentas para compreender algo … nos enganamos muito pq confiamos de mais nos nossos sentidos. Estes podem ser muito úteis .. mas viciam e quando não os usamos …. somos loucos … por acharem q isso é impossível !!!!

    Fuja do mundo da cognição !!!!!!!

Deixe um comentário

